fbpx
Laminite ou Aguamento
janeiro 30, 2019
5 Dicas de montaria para iniciantes na equitação
março 14, 2021

Sal do Himalaia vale a pena?

Etrusco - Foto: Malu Moreira

Será que o sal do Himalaia é melhor do que o sal mineral para os cavalos?
Saiba se o dinheiro extra gasto em um bloco de sal do Himalaia é um bom investimento.

Olá amiga e amigo do chapéu, olha só que tema interessante o do artigo de hoje. É sobre os benefícios do sal do Himalaia na nutrição dos cavalos.

Mesmo que você não esteja familiarizado com o sal do Himalaia para cavalos, já deve ter ouvido falar dele. Ele costuma ser vendido em pedras ou mesmo em pó, é um sal-gema extraído a partir do mar fossilizado que existia aos pés da Cordilheira do Himalaia, na Ásia. Ele recebe uma coloração rósea devido a quantidade de óxido de ferro e acredita-se ser um dos sais mais puros disponíveis.

O sal do Himalaia caiu no gosto das pessoas que adotam hábitos saudáveis. Mas, será que esse o sal do Himalaia é necessário na nutrição dos equinos? Será que tem efeitos diferentes do sal mineral, comumente oferecido aos cavalos? E, o custo-benefício compensa?

Essas perguntas me intrigaram por um bom tempo. Então comecei a pesquisar e não encontrei nada na literatura brasileira (se souber de alguma pesquisa brasileira por favor me avise). Encontrei tratadores de cavalos de outros países, especialmente dos Estados Unidos, falando sobre o sal do Himalaia.

Descobri que o sal do Himalaia conserva os minerais naturais, como o fósforo, bromo, boro e zinco, intactos porque é extraído das minas à mão, também é esmagado e lavado à mão e seco ao sol. Ou seja, ao contrário do sal mineral, que é processado, e contém basicamente apenas o cloreto de sódio, o sal do Himalaia apresenta mais minerais naturais.

Por que usar para equinos:

Sabe aquele bloco de sal regular que você tem lá no estábulo por meses sem trocar, é uma ótima oportunidade para testar o sal do Himalaia.

A maioria dos cavalos parece preferir a troca. A pedra do sal do Himalaia pode ser especialmente útil nos meses de verão, quando seu cavalo está suando e precisa de sódio extra. E, também no inverno, se você quiser incentivar a ingestão de líquidos. Ele contém, ainda, quantidades de minerais naturais e oligoelementos.

Como usá-lo:

Sal do Himalaia pode ser oferecido em forma de bloco ou solto adicionado aos alimentos. Os blocos são ideais para cavalos que vivem soltos no pasto, já que é resistente a intempéries e não se dissolve na chuva como os blocos de sal mineral.

Para cavalos em baias, blocos presos na parede ou pendurados são ótimos para reduzir o tédio e não se quebram fácil com a mastigação.

Mas, caso seu cavalo não se interesse pelo bloco, você pode adicionar o sal do Himalaia solto na alimentação.

A maioria dos cavalos normalmente precisa cerca de 50 gramas em dias intercalados, mas não se esqueça de verificar nos rótulos da ração para garantir que não venha com sal de outra fonte já adicionada.

Vale a pena?

Talvez. Se o seu cavalo já adora o bloco de sal e não há preocupações com a ingestão, talvez você possa ignorar o sal do Himalaia.

Mas, caso queira aumentar a ingestão e aproveitar dos benefícios de um bloco resistente ao tempo. Ou, se quiser apenas manter seu cavalo ocupado, certamente vale a pena!

Dica: Se o cavalo devorar o primeiro bloco de sal do Himalaia não se preocupe. O entusiasmo diminui em algumas semanas. Apenas certifique-se de ter muita água fresca disponível.

Principais benefícios do sal do Himalaia para cavalos:

  1. fonte de minerais naturais;
  2. aumenta a ingestão de sódio;
  3. mantém os cavalos ocupados;
  4. durável e resistente às intempéries.


Espero que tenha gostado desse conteúdo e depois de testar coloque seus comentários aqui para eu saber como foi. Até o próximo encontro!

Aproveite para conhecer as redes sociais do Vício Country e acompanhar as dicas e informações no canal Vício Country no Youtube.

Malu Moreirainstrutora de equitação em Curitiba e criadora do portal Vício Country. Gerencia e publica vídeos no Canal Vício Country e nas redes sociais.

Os comentários estão encerrados.