fbpx
como comprar cavalo
Dicas para você comprar o seu primeiro cavalo
março 27, 2021

Primeiros passos para aprender a andar a cavalo

Aprender a andar a cavalo pode ser muito benéfico para a saúde física e mental, isso porque envolve as habilidades motoras e emocionais do praticante. Muitas dúvidas podem surgir em pessoas que estão buscando começar a aprender esse esporte, como: quem ensina a andar a cavalo? Quanto tempo leva para conseguir galopar? Como ganhar confiança ao montar no cavalo? Ter dúvidas é normal, mas o mais importante é desenvolver o contato com o animal e estabelecer um relacionamento com ele.

Para que você entenda, existe a equitação de lazer ou com foco esportivo. Independentemente do objetivo, as aulas de montaria são indicadas para todas as idades. Em algumas escolas, por exemplo, são oferecidas aulas de equitação lúdica para crianças a partir de três anos de idade.

Veja a seguir três passos simples para quem quer aprender a andar a cavalo: 

  1. Procure uma escola de equitação e um instrutor qualificado

É fundamental conhecer a escola pessoalmente e conversar sobre a metodologia de ensino, para assim escolher a que mais lhe agrade. O preço das aulas de equitação pode variar de acordo com a cidade, tendo em vista o custo do espaço e dos profissionais.

Na região da Grande Curitiba (em municípios como São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Colombo, Araucária, Morretes), por exemplo, é possível encontrar muitas escolas de equitação e de hipismo, então, a dica principal aqui é a identificação com o instrutor ou treinador.

2. Desenvolva o contato com o cavalo

Conhecer o cavalo e saber interagir e guiá-lo são atitudes que devem acontecer antes de iniciar a montaria, como por exemplo, aprender o manejo, buscar no piquete, encilhar, para depois montar. Essa etapa é essencial para qualquer cavaleiro iniciante, especialmente para ganhar confiança. Além disso, os animais das escolas de equitação são cavalos domados e treinados justamente para acompanhar a evolução do cavaleiro amador.

3. Entenda a metodologia de uma aula de equitação

Com duração de aproximadamente 60 minutos, uma aula de qualidade terá uma metodologia que vai além da montaria, incluindo aulas teóricas sobre etologia (comportamento animal), manejo (cuidados com a higiene do cavalo), coordenação motora e consciência corporal. No decorrer das aulas também deve ser trabalhada a biomecânica do corpo, para integrar o funcionamento corporal do cavaleiro ao cavalo.

Leia também: 5 dicas de montaria para iniciantes

Os comentários estão encerrados.