fbpx
prova de cavaleiros
Mentalidade vencedora para cavaleiros
outubro 11, 2018
Laminite ou Aguamento
janeiro 30, 2019

Cavalo quarto de milha

cavalo cavalgada hipismo

Ele é considerado o cavalo mais veloz do mundo. É dócil e inteligente. Além disso, a raça Quarto de Milha é muito valorizada no Brasil.

Olá amiga e amigo do chapéu, o tema de hoje é para os amantes da velocidade. Vamos saber mais sobre o cavalo mais veloz do mundo, o Quarto de Milha. Também vou mostrar algumas curiosidades e motivos para você amá-lo ainda mais.

De temperamento dócil e muito inteligente, o cavalo da raça Quarto de Milha é considerado o mais veloz do mundo, chegando a atingir uma velocidade máxima de 88,5 km/hora. O nome Quarter Horse (em inglês) foi dado em função da capacidade de se distanciar de outras raças em corridas de um quarto de milha (aproximadamente 400 metros).

O cavalo Quarto de Milha é muito popular em toda América do Norte, especialmente nos Estados Unidos onde surgiu e onde existe um museu dedicado à celebração e preservação da raça – o American Quarter Horse Hall of Fame & Museum, no Texas. De acordo com a Associação Americana de Quarto de Milha (AQHA) existem mais de cinco milhões de cavalos registrados em todo o mundo.

O mercado brasileiro que gira em torno da raça Quarto de Milha também é gigantesco e chega a movimentar dois bilhões de reais por ano considerando competições e eventos. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) o plantel Quarto de Milha no Brasil tinha, até início de 2017, mais de 514 mil animais registrados.

Além dos números expressivos, o Quarto de Milha tem características de tração, força e velocidade, por isso é um cavalo versátil. Ele tem andamento harmonioso, natural e em linha reta. De porte médio e grande é um animal que chega a medir 1,50 metro e pesar 500 kg. Vive de 25 a 30 anos e seu preço varia entre 3 e 20 mil reais.

O Quarto de Milha e as competições

Por suas características de força e velocidade, corpo compacto e grande capacidade de mudar de direção rapidamente, realizar partidas rápidas e paradas bruscas, o Quarto de Milha se destaca em provas como team penning, três tambores, balizas, e também em hipismo, corridas planas e prova de rédeas. Em algumas regiões do País, como no Nordeste, faz sucesso nas vaquejadas.

A corrida de Quarto de Milha é uma tradição desde o surgimento da raça por volta de 1600. Essa corrida passou a ser melhor organizada em 1943 com a construção da Rillito Racetrack, a primeira pista de corrida de Quarto de Milha puro-sangue, em Rillito Park, Tucson, no estado do Arizona (EUA).

Investimento e valorização da raça

A valorização do cavalo Quarto de Milha se reflete nas premiações disponíveis nas corridas da raça. Milhares de cavalos correm anualmente em busca dos prêmios milionários. Além da grande movimentação no mercado de cobertura de garanhões.

A venda mais cara já registrada no Brasil foi da premiada égua MS Perky Bug. A recordista mundial em prova de três tambores foi negociada por R$ 930 mil, durante um leilão em haras de Porto Feliz, interior paulista.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil.

Aproveite para conhecer as redes sociais do Vício Country e acompanhar as dicas e informações no canal Vício Country no Youtube.

Malu Moreirainstrutora de equitação em Curitiba e criadora do portal Vício Country. Gerencia e publica vídeos no Canal Vício Country e nas redes sociais.

Os comentários estão encerrados.