fbpx
5 Dicas de montaria para iniciantes na equitação
março 14, 2021
Primeiros passos para aprender a andar a cavalo
julho 10, 2021

Dicas para você comprar o seu primeiro cavalo

como comprar cavalo

Comprar um cavalo não é uma tarefa das mais fáceis. A compra de um cavalo é apenas a ponta do Iceberg. As despesas com um cavalo incluem alimentação, ferragens, equipamento (arreios, sela, material de limpeza), veterinário, pastagens, pensão (cocheira) e outras. Por isso pense bem antes de comprar, porque é muito mais fácil ir pela emoção do que pela razão, pois exige um planejamento futuro para essa compra.

Definidos seus objetivos e planejamento, vamos a compra!

A primeira coisa devemos levar em consideração é para qual função você quer o cavalo? É para esporte, lazer ou trabalho? 

Avalie seu nível de equitação. Se você é iniciante, melhor comprar um cavalo pronto, já domado. “Cavaleiro novo = cavalo velho”. Trocadilho mais que manjado, porém muito correto. O cavaleiro iniciante ou amador precisa de um cavalo professor que possibilite o aprendizado e ganho de confiança. Potros são para profissionais!

É preciso considerar a morfologia e genética do animal, tamanho, agilidade, temperamento, e principalmente sua saúde geral. 

Beleza geralmente não é um fator fundamental, o mais importante que o cavalo tenha os requisitos que atendam suas necessidades. A gente sonha com um cavalo dos sonhos, mas, antes você ter um cavalo que corresponda as suas expectativas, que você consiga montar sem ele se mexer, que você possa encilhar, sem ele ficar se contorcendo, e por aí vai… 

Observe na hora da monta, se o cavalo tenta avançar antes de você estar bem sentado na sela, se demonstra medo ao contato com o cavaleiro, se reage negativamente a gestos feito por você.

O comportamento você consegue mudar, modelar na doma, mas o temperamento você não consegue. O cavalo que nasce ansioso, vai ser sempre ansioso, e o que nasce calmo, sempre será calmo.

Um ditado diz que: “cavalo sem cascos é cavalo sem pés”. Prumos e cascos deve estar saudáveis, pois carregam todo o peso do animal.

Chame um veterinário de sua confiança para realizar um exame no ato da compra. Esse exame verifica tudo do animal, e inclui raio x, análise sanguínea, acuidade visual, entre outros. É um exame minucioso que detecta possíveis, ou até prováveis lesões. Esteja presente na hora do exame,  juntamente com o proprietário.

Se for comprar em leilão, compre de empresas conceituadas e conhecidas no mercado.

Em um plantel escolha o cavalo que está lá no canto de cabeça baixa, e não escolha aquele esperto e saltitante. É praticamente certeza que o cavalo de cabeça baixa tenha um temperamento calmo e dócil.

Atenção – uma pessoa não deve pensar em adquirir um cavalo antes de saber os princípios básicos de equitação e segurança.

Sugestões para você escolher melhor o seu primeiro cavalo:

1 – Defina seu objetivo: será para esporte, lazer ou trabalho.

2 – Avalie seu nivel de equitação. Se você é iniciante, compre um cavalo pronto, já domado.

3 – Marque o dia para ver o cavalo, mas não dê certeza, e vá somente no dia seguinte. Porque o vendedor prepara o cavalo para voce ver naquele dia, e isso pode encobrir o comportamento real do cavalo e alguns problemas aí.

4 – Desconfie de cavalo encilhado. Encilhe você mesmo o cavalo na hora. Ou peça para alguém encilhar enquanto você vê. Assim, voce vai saber como é o comportamento do cavalo nesse momento.

5 – No plantel de cavalos do local, escolha o cavalo que está com a cabeça baixa, porque é mais provável de ele ter um temperamento calmo. 

6 – Faça um test drive no cavalo escolhido. Assim você sabe se gosta ou não.

7 – Verifique os aprumos do cavalo, os cascos, os dentes. Isso é muito importante na hora da compra.

8 – Morfologia (características físicas) e genética. O cavalo não vai mudar. Ele nasce com essas características que são para a vida toda. Veja as características físicas mais importantes abaixo.

9 – Temperamento e comportamento. Coloque o cavalo no redondel, se possível, e observe o comportamento dele. Você pode mudar algum comportamento no momento da doma, mas não muda o temperamento. Ou ele é calmo ou ansioso. Observe bem isso.

10 – Beleza e buniteza… Observe bem, pois beleza não põe a mesa. Às vezes, um cavalo não tão bonito vai ser mais fácil de montar. Considere as dicas anteriores para se certificar das outras características que são importantes no conjunto como um todo.

Características físicas dos cavalos:

– Quanto mais distante os olhos, maior a visibilidade do cavalo. Assim eles têm mais visão geral melhor para observar o que acontece em torno deles.

– Narinas grandes e bem a bertas facilitam a respiração e seu desempenho.

– O pescoço com saída mais alta demonstra que é um animal com mais agilidade.

– Quanto maior a cernelha (base do pescoço) do cavalo, melhor a acomodação da sela.

– Uma paleta mais musculosa, melhor. Isso vai definir a passada do cavalo. Veja também as patas e tendões.

– Patas devem ser afastadas, porque se forem próximas, o cavalo pode se atrapalhar e tramar as patas. 

– Garupa, coxas e pernas musculosas para ter mais força e tração nos movimentos.- Dentição é um item muito importante. Veja melhor neste vídeo como avaliar os dentes do cavalo: https://youtu.be/Ems2I7hwes8

instrutor-equitacao-hipismo

Que tal experimentar uma aula de equitação com a Malu, antes de comprar o seu primeiro cavalo?

Malu Moreira – instrutora de equitação em Curitiba e criadora do portal Vício Country. Ensina montaria e cuidados com cavalos para crianças e adultos.

Os comentários estão encerrados.